Estão de parabéns pelo excelente desempenho os alunos da Casa da Comédia Cearense que ontem, 7 de Abril de 2011 apresentaram “O Gólgota: a paixão de Cristo” com texto de Almeida Garret e direção de Hiroldo Serra.

Nervosismos e ansiedades à parte foi somente “as cortinas se abrirem” para percebermos o talento e desempenho de alguns alunos e seus personagens.É o caso de Niiw Teixeira que interpretou Judas. “Senti uma responsabilidade muito grande, pois estava fazendo o papel do Professor”, declara Niiw. Tal preocupação é bastante relevante, pois este papel faz Hiroldo Serra, seu professor, há exatamente 10 anos quando interpreta com maestria o traidor de Jesus Cristo. Da mesma forma cito com muita admiração e surpresa a excelente e talentosa exibição de Nito Bates que fez o Sumo Pontífice Anás. Para Nito, que disse que “faz parte de uma grande superação pessoal a aceitação de tal trabalho”, digo que ele não deixou nada a desejar em seu papel, cumpriu com maestria.

Seria injusto eu citar apenas o nome destes dois talentosos alunos atores que já se comportam como “gente grande”. Me admirou Diego Mendonça no papel de Jesus que com um “carisma messiânico” consegui conquistar a platéia, Pilatos interpretado por Gleisson Cruz “faz inveja” ao grande Marcos Fernandes, claro, Marcos Fernandes é eterno no papel. E quem disse que a Casa da Comédia não tem Global?Sim, Lucas Cavalcante, o garoto que interpretou Renato Aragão na infância no especial da Rede Globo "Nosso querido trapalhão" estava presente no papel de “anjo”. Outro que fez a diferença em suas falas incisivas e que dão vida ao personagem foi Ricardo Britto, tem futuro esse “menino”. Priscila Cavalcante como Cláudia só não supera Hiramisa Serra porque as duas tem grande talento, a questão aqui não é superioridade e sim o desenvolvimento dos papéis  que se proporam a fazer, e as duas são “divinas”. Ítalo Tomaz como Doutor da lei e apóstolo se destacou por sua fiel interpretação.

Como falei, não serei injusto, porém crítico, claro, pelos nervosismos da estréia houveram alguns poucos erros, seja de esquecimento de algumas falas, ou luz e som, porém nada disso foi tão importante e até irrelevante para o fiel público da Casa da Comédia Cearense que sempre acompanha e prestigia seus espetáculos.Adriana Caxilé como Madalena arrependida “arrasou”, como se diz no jargão teatral. Ronaldo Lopes como Marcus Fábio me lembrou Paulo Roque quando o fez na Estréia do Gólgota em 2000, Ronaldo deveria se emocionar com este comentário, Paulo Roque é “um poço de talento”. Já Paulo Ítalo como o Malcus, personagem que é feito há 10 anos por este que vos escreve, me deixou orgulhoso. As lindas Frances Carla, como mulher de Jerusalém e Larissa Góis como Longuinho “iluminaram a cena”.

No mais, desejo a todos o que fizeram este grandioso espetáculo e seus personagens e os que ainda vão fazer em seus respectivos dias; Bruno Roger como Apóstolo, Wesley Ramalho como Apóstolo, Discípulo, Pedro e Doutor, Naiele Mouel Criada e Mulher de Jerusalém, Rayan Monteiro como Discípulo e João, Euvaldo Barros Doutor e Soldado, Anderson Oliveira Apóstolo, Discípulo, Servo, Doutor, Dimas, Salete Góis como Cláudia, Ronaldo Lopes Marcus Fábio e Apóstolo, Fernanda Santiago como Maria e Longuinho, Jéssica Lima como Maria Madalena e Mulher de Jerusalém, João Luiz como Nicodemos e Apóstolo, Letícia Góis como Samaritana, Lourdes Simões como Samaritana e Mulher de Jerusalém, Weder Porfírio como Simão Doutor e Arimatéia, Kleber Nascimento como Soldado, Taynara Carvalho como Verônica, Amanda Oliveira como Verônica e Mulher de Jerusalém, Maria de Fátima Sousa como Verônica e Mulher de Jerusalém, sem contar com o apoio técnico de luz e som do sósia de José Tarcísio Afonso Sampaio, desejo a todos vocês, muito sucesso.

A paixão de Cristo é sempre uma boa oportunidade para lembrarmos a passagem de Jesus Cristo nosso Salvador nesta terra, é um momento para meditarmos em seus ensinamentos e suas mensagens de Paz, Esperança e Salvação que há em seu poderoso Nome.

Ao Hiroldo e ao Senhor Haroldo e dona Hiramisa Serra, que sem eles este espaço cultural não existiria, desejo sucesso, os congratulo, parabéns por dar oportunidades a tão jovens e talentosos atores e por seu abnegado amor ao Teatro e a Paixão de Cristo.


Paulo César Cândido
Da Redação Portal Cristão News.