Circula na internet e principalmente no meio das mídias sociais um famoso texto de autor desconhecido que diz mais ou menos assim:





Lúcifer não foi expulso do céu porque se embriagou, adulterou, fornicou, se prostituiu, porque usou drogas, porque ouvia e cantava música não religiosa, ou era gay. Mas ele caiu pelo seu próprio orgulho, caiu pela soberba em se achar melhor que Deus.

Essa geração está equivocada. Condenam as pessoas que fraquejam.
Se acham maiores espiritualmente que todos porque frequentam igrejas, se acham mais santos que o Espírito Santo. Acreditam que pecado é só se embriagar, se prostituir, usar drogas, entre outros.

Mas, se esquecem que o orgulho transformou anjo em demônio e homem em bicho. Pior do que cair e ser exposto como alguém que fraquejou é viver caído pela própria soberba e orgulho de se achar único e sem pecado no mundo.

Como o autor do texto usou passagens sem o devido estudo da hermenêutica e exegese bíblicas, eu o faço o refutando com bases na mesma que é nossa fonte de regra, fé e prática: a BÍBLIA SAGRADA!



Separei abaixo cada frase e parágrafo do referido texto e dei as devidas e simples respostas sem me atentar para mais e mais bases bíblicas, para não deixar esse artigo extenso demais, porém as simples e potenciais passagens abaixo, já são poderosas para refutar  tão pobre, desvirtuado, acusador, mal intencionado e com poucas verdades texto.

Vamos a elas:

Lúcifer não foi expulso do céu porque se embriagou, adulterou, fornicou, se prostituiu, porque usou drogas, porque ouvia e cantava música não religiosa, ou era gay.

R=  Realmente, Lúcifer não foi expulso do céu por causa do que escreveu o autor acima, porém foi expulso sim e lançado na terra (ler Apocalipse 12) e na terra, o mesmo recebeu uma paternidade: “O pai da mentira” (João 8:44), há na Bíblia mais atributos dados à ele e segundo o apóstolo João em 1 João 3:8, ele diz que "quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio".Então, Lúcifer não foi expulso do céu porque fez as coisas citadas acima como falei, porém será lançado a segunda vez no fogo e enxofre eterno, ele e seus anjos e os usados por ele, que são todos aqueles que cometem alguns dos pecados acima citados e outros não citados que se proliferam a cada dia na face desta terra...será que cabe aqui uma palavra minha?Alias minha não, de Jesus, no qual seguimos, sem sermos acusados de santinhos e julgadores?Lá
vai: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo".( Mateus 4:17)

Mas ele caiu pelo seu próprio orgulho, caiu pela soberba em se achar melhor que Deus. Essa geração está equivocada. Condenam as pessoas que fraquejam. Se acham maiores espiritualmente que todos porque frequentam igrejas, se acham mais santos que o Espírito Santo.

R= Realmente o autor ai está corretíssimo: ele caiu pelo seu próprio orgulho e pela soberba em querer ser melhor do que Deus! Porém, a partir dai o autor generaliza! O restante da frase é malignamente generalizadora e acima de tudo (na minha opinião) implantada para denegrir a imagem dos cristãos que frequentam as igrejas! Esse autor está aqui se referindo estritamente a um grupo:os cristãos! Isso não é uma obra somente generalizadora e sim, como já citado, desvirtuada, acusatória, mal intencionada e como citei, com poucas verdades. É uma acusação leviana, forjada e acima de tudo oculta, pois na mesma, o mesmo acusa os cristãos de acusadores dos que fraquejam e de serem mais santos do que o próprio Espírito Santo. Acusação totalmente contrária à obra do bom cristão que "amparam os fracos, mostrando-lhe a verdade da salvação que há em Cristo Jesus os ajudando a obterem o perdão e a se encherem do Espírito Santo!"

Há pessoas assim, como ele citou, que frequentam as igrejas?Claro! Há pessoas que se acham santos, mais santos do que o Espírito Santo?Sim há!Porém como dizia Alexandre Dumas  "toda generalização é perigosa, inclusive esta." Posso dizer que toda generalização é burra! Porém, eu entendi o que ele quis dizer com o texto.

Acreditam que pecado é só se embriagar, se prostituir, usar drogas, entre outros. Mas, se esquecem que o orgulho transformou anjo em demônio e homem em bicho. 


R=  Não! Não acreditamos que o pecado seja somente o que o autor citou acima, o pecado é isso e muito mais, porém não vou citar aqui o que é, e o que não é pecado, porém uma passagem bíblica define O SALÁRIO DO PECADO: "
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."(Romanos 6:23) Concordo que o orgulho também seja pecado e o mesmo não errou ao dizer que orgulho transformou anjo em demônio.

Pior do que cair e ser exposto como alguém que fraquejou é viver caído pela própria soberba e orgulho de se achar único e sem pecado no mundo.

R= Esse texto é tão capcioso que acredito que foi o dedo de um ser cheio de tudo o que ele próprio escreveu, tal texto define assim mesmo seu autor: arrogante, orgulhoso, julgador, generalizador e acima de tudo mentiroso, porém assim como Jesus e sua lei nos adverte, eu o perdoou 70 x 7 vezes (Mateus 18:22) , porém não posso me calar, temos direito a defesa e assim o faço.

Nós já sabemos quem é o pai da mentira não é mesmo?Acreditamos que o mesmo (o diabo) usa sim os seres "humanos”! O texto é claro, e o autor ainda tenta defender ou fazer comparação a respeito da obra e consequência dos atos do caído (o diabo), denegrindo à imagem dos que pretendem não cair, (os Cristãos) e os que pretendem não cair, na sua pregação, ainda tentam salvar (enquanto há tempo) os que estão indo em direção ao buraco porém alguns os acusam de orgulhosos, santarrões, soberbos, condenadores etc.

Cristão de verdade jamais será ou poderá ser assim como o autor conclui (se achar sem pecado, orgulhoso, santarrão, soberbo, condenador), porém como afirmei e reconheci, há sim "cristãos" que são assim, porém sem generalização...

Cristão de verdade tem a obrigação mínima de conhecer uma pequena e poderosa frase Bíblica que diz em 1 João 1: 8-10 “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazêmo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”

Você que escreveu este pobre texto e você que compartilha o mesmo (talvez nem tanto com boas intenções) deseja se arrepender de seus pecados e não pecar mais?Aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador?Quer assim procurar não pecar mais?Então o aceite, Jesus te ama e o que eu acabei de falar aqui, não é mandamento meu, por mais que você me odeie e me acuse, eu prefiro ser taxado de tudo o que o autor escreveu,
porém jamais de negligenciar á obra que Jesus nos deu nesta terra: E disse-lhes Jesus: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.”Marcos 16:15-16)

Essa é uma obra correta, com bases, forte, fundamentada e sem blá, blá, blá...


Da Redação

Portal Cristão News

Pr. Paulo César Cândido