Circula na internet e principalmente no meio das mídias sociais um famoso texto de autor desconhecido que diz mais ou menos assim:
Lúcifer não foi expulso do céu porque se embriagou, adulterou, fornicou, se prostituiu, usou drogas, ouvia e cantava música não religiosa, ou porque era gay.
Ele caiu por causa do seu próprio orgulho, pela soberba de se achar melhor que Deus.
Essa geração está equivocada. Condenam as pessoas que fraquejam. Acham-se maiores espiritualmente do que todos, simplesmente porque frequentam igrejas, e ainda se consideram mais santos do que o próprio Espírito Santo. Acreditam que pecado é apenas embriagar-se, prostituir-se, usar drogas, entre outros.
Mas esquecem que o orgulho transformou anjo em demônio e homem em bicho.
Pior do que cair e ser exposto como alguém que fraquejou é viver caído pela própria soberba e orgulho, achando-se único e sem pecado no mundo.
Como o autor do texto utilizou passagens sem o devido estudo da hermenêutica e exegese bíblicas, eu o refuto com base na mesma fonte que é nossa regra de fé e prática: a Bíblia Sagrada!
Separei abaixo cada frase e parágrafo do referido texto e dei as devidas e simples respostas, sem me ater a mais e mais bases bíblicas, para não tornar este artigo extenso demais. As passagens abaixo, ainda que simples, já são poderosas para refutar esse texto pobre, desvirtuado, acusador, mal-intencionado e com poucas verdades.
Vamos a elas:
“Lúcifer não foi expulso do céu porque se embriagou, adulterou, fornicou, se prostituiu, usou drogas, ouvia e cantava música não religiosa, ou era gay.”
Resposta:
Realmente, Lúcifer não foi expulso do céu por causa das práticas citadas acima. No entanto, ele foi sim expulso e lançado à Terra (Apocalipse 12). E, aqui na Terra, recebeu uma paternidade: "o pai da mentira" (João 8:44). A Bíblia atribui ainda outros títulos a ele. Segundo o apóstolo João, em 1 João 3:8: "Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio".
Portanto, embora Lúcifer não tenha sido expulso do céu por esses atos, ele será lançado novamente, dessa vez no lago de fogo e enxofre eterno, junto com seus anjos e todos aqueles que o seguem, praticando os pecados citados e muitos outros que surgem dia após dia sobre a Terra.
Cabe aqui uma palavra, aliás, não minha, mas de Jesus, a quem seguimos sem medo de sermos acusados de "santinhos" ou "julgadores":
"Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo." (Mateus 4:17)
“Mas ele caiu pelo seu próprio orgulho, caiu pela soberba em se achar melhor que Deus. Essa geração está equivocada. Condenam as pessoas que fraquejam. Acham-se maiores espiritualmente que todos porque frequentam igrejas, se acham mais santos que o Espírito Santo.”
Resposta:
Aqui o autor acertou ao afirmar que Lúcifer caiu por seu orgulho e soberba. No entanto, a partir desse ponto, ele generaliza de maneira injusta. O restante da frase é malignamente generalizador e, na minha opinião, visa denegrir a imagem dos cristãos que frequentam as igrejas.
Essa generalização é uma acusação leviana e mal-intencionada, como já citei. Acusar os cristãos de se acharem mais santos que o Espírito Santo é gravíssimo e totalmente contrário à realidade da maioria dos verdadeiros cristãos, que amparam os fracos, mostrando-lhes a verdade da salvação em Cristo Jesus.
Existem pessoas assim nas igrejas? Sim, infelizmente existem. Mas, como dizia Alexandre Dumas:
"Toda generalização é perigosa, inclusive esta."
Eu também costumo dizer: "toda generalização é burra."
Continua o texto:
“Acreditam que pecado é só se embriagar, se prostituir, usar drogas, entre outros. Mas se esquecem que o orgulho transformou anjo em demônio e homem em bicho.”
Resposta:
Não, nós, cristãos, não acreditamos que pecado se resume apenas ao que o autor citou. Pecado é isso e muito mais. Não irei listar todos, mas a Bíblia define claramente:
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 6:23)
Concordo que o orgulho seja um pecado terrível e o autor, nesse ponto, não errou ao lembrar que o orgulho transformou anjo em demônio.
“Pior do que cair e ser exposto como alguém que fraquejou é viver caído pela própria soberba e orgulho de se achar único e sem pecado no mundo.”
Resposta:
Este trecho é capcioso. Ao ler, percebo que o autor projeta sobre os outros exatamente aquilo que nele transparece: arrogância, orgulho, julgamento generalizado e mentira. Mesmo assim, como Jesus nos ensinou, eu o perdoo — 70 vezes 7 (Mateus 18:22) —, mas não posso me calar. Temos direito de defesa, e assim o faço.
Sabemos quem é o pai da mentira, não é mesmo? E sabemos também que o diabo usa, sim, seres humanos para propagar suas mentiras.
O texto que ele escreveu tenta, dissimuladamente, comparar o erro de Satanás à vida dos cristãos que se esforçam para não cair — e que, inclusive, lutam para salvar aqueles que estão indo em direção ao abismo. Mesmo assim, alguns os acusam de santarrões, soberbos, condenadores etc.
Cristão de verdade jamais será como o autor retrata — não se achará sem pecado, não será orgulhoso, santarrão ou soberbo. Embora existam falsos cristãos, não podemos generalizar.
Todo cristão de verdade conhece e guarda esta poderosa Palavra:
"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemos Dele um mentiroso, e a Sua Palavra não está em nós." (1 João 1:8-10)
Conclusão:
Você que escreveu e você que compartilha esse texto (talvez nem com boas intenções), deseja se arrepender dos seus pecados e não pecar mais?
Deseja aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador?
Quer procurar viver uma vida nova? Então aceite-O! Jesus te ama!
O que eu acabo de falar aqui não é mandamento meu. Mesmo que você me odeie e me acuse, prefiro ser chamado de tudo o que você escreveu do que negligenciar a missão que Jesus nos deu:
"E disse-lhes Jesus: 'Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.' (Marcos 16:15-16)
Essa é uma obra correta, fundamentada, firme e sem "blá-blá-blá".
Da Redação
Portal Cristão News
Pr. Paulo César Cândido
0 Comments