E disse Satanás a Jesus: “Tudo isto te
darei (os reinos do mundo e a glória dele)
se, prostrado, me adorares.” (Mateus 4:9)

No livro de Gênesis Capitulo 18, há uma passagem muito interessante que é a base da chamada deste artigo, na qual Deus promete um filho a Abraão. Não vou nem me atentar as circunstâncias e as condições do patriarca e sua esposa receberem um filho: tanto ele, quanto sua mulher Sara, segundo os padrões humanos, eram impossibilitados de terem um filho, pois Abraão tinha quase 99 anos de idade e Sara tinha 89, além de ser estéril, porém, como o próprio Senhor no versículo 14 do mesmo capítulo diz: “Existe alguma coisa impossível para o Senhor”?

Existe alguma coisa impossível para Deus? Não! Diz o Senhor. Então, mesmo diante de toda a impossibilidade humana, Isaque nasceu! Porém, antes de Isaque nascer, houve um evento na qual gerou e ainda gera até os dias de hoje muitos conflitos, mortes, pecado, aflições, perseguições e também bênçãos do Senhor, pois o Senhor abençoou Ismael e sua descendência.


Estou falando do pecado de Sara, mulher de Abraão, na qual no capítulo 16 de Gênesis, pela impossibilidade de ter filho, deu sua escrava Agar, a Egípcia, como esposa, uma segunda mulher para Abraão seu marido, lhe permitindo que o mesmo tivesse relações sexuais com Agar, gerando um filho chamado Ismael.
Tal fato deveu-se, pois Sara era estéril e pensando que o SENHOR a tinha impedido de gerar um filho e não confiando na promessa que Deus tinha feito a seu esposo, no capitulo 15, versículo 14, no qual o SENHOR TINHA DITO: “Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro”, Sara realmente pecou no mínimo em um quesito fundamental para todo o Servo de Deus e esse pecado foi um dos maiores pecados que seu povo comete ainda nos dias de hoje e cometeu no antigo testamento: “o esperar as promessas do Senhor pacientemente”.

Saul não esperou as promessas do Senhor e perdeu seu reinado (1 Samuel 13:8-15), O povo de Deus não esperou Moisés descer do monte, pois estava a quase 40 dias no mesmo e fazendo um Bezerro de Ouro, pecou o povo contra o Senhor, morrendo quase 3 mil (Êxodo 32), Sara não esperou o Senhor, conforme já relatado acima.
Considero que realmente é um fardo muito grande esperar no Senhor, porém, para ser um verdadeiro servo de Deus, é necessário cumprir - mesmo diante de muitas circunstâncias difíceis e negativas, as ordenanças que nos fazem herdar as promessas, tais como o amor a Deus em primeiro lugar, o não adorar aos outros deuses, a idolatria, a obediência aos mandamentos, à submissão (o antônimo de rebeldia), a fé, o amor ao próximo, à fidelidade etc. -, o ESPERAR NO SENHOR.

O esperar no Senhor é um dom exercido por meio da fé que opera a paciência e nos faz perfeitos no Senhor. Esperar no Senhor é caminhar para o deserto, crentes na promessa em uma terra prometida por Deus que emana leite e mel, não desejar os manjares do Egito.

Tenho visto muitos filhos de Deus errando em não conhecer essa “santa questão da espera no Senhor”. Tenho visto muitos filhos de Deus se desviando do evangelho, pois esperando as coisas que o mundo prometeu (ao contrário do que Paulo afirma em Filipenses 3:13-14, leia), achando que o que o mundo promete, as promessas do mundo, tais como, prosperidade, riqueza, um bom casamento e filhos sem a devida benção do SENHOR, é promessa de Deus, muitos estão emaranhados no pecado da ilusão de viverem a verdadeira benção do Senhor, vivendo assim na maldição.

O próprio Satanás prometeu a Jesus as suas “bênçãos” disfarçadas de bênçãos do Senhor, antes do devido tempo: E disse Satanás a Jesus: “Tudo isto te darei (os reinos do mundo e a glória dele) se, prostrado, me adorares.” (Mateus 4:9), porém Jesus estava vigiando, orando e jejuando há 40 dias e disse: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” (Mateus 4:10)

Ora! Se Satanás teve a desfaçatez de tentar o próprio Jesus, quanto mais eu e você, ele tenta e faz desviar! Não quero ser melhor do que nenhum irmão e como pastor de ovelhas, venho dizer que há 13 anos espero as bênçãos do Senhor sobre a minha vida, já recebi dezenas de convites para “voltar ao lamaçal de pecado”, “comer os manjares dos egípcios”, “aceitar as bênçãos de satanás disfarçadas de bênçãos do Senhor” etc., porém conclamo aos irmãos e filhos a agirem conforme as Santas Escrituras que dentre tantas coisas dizem:
“Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra. Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.” (Salmos 27:13-14)

“O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém morra e vá para o inferno, mas que todos cheguem ao arrependimento.” (2 Pedro 3:9)
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5-6)
“Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.” (Salmos 27:14)
Sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria.” (Colossenses 1:11)
Ainda há tempo: arrependa-se de seu pecado, retroceda, volte-se ao Senhor, se converta e espere Nele, Ele tem as melhores bênçãos para a sua vida, pois “a benção do Senhor é que enriquecem e não trazem consigo dores” (Provérbios 10:22)

Com amor,

Pr. Paulo César Cândido