Os evangélicos brasileiros em menos de dois meses foram impactados com  notícias que alarmaram a comunidade: o suicídio de 4 pastores.
Tal tema é bastante controverso e delicado, apresentamos o excelente artigo do blogueiro cristão Julio Severo que nos esclarece a respeito de tal tema, tudo baseado nas escrituras sagradas.

Da Redação
Portal Cristão News
Paulo César Cândido

Suicídio. Essa palavra tem um ar medonho de “fim de tudo.” Carregada de desesperança, desespero e tragédia, é uma palavra da qual todos querem se afastar. “Só gente confusa realmente pensa em suicídio,” você tem dito a você mesmo.


Mas então um dia essa palavra entrou nos seus pensamentos de um jeito diferente. Você se viu numa situação que não dava para aguentar. Você se sentiu numa armadilha e impotente. No final, “acabar com tudo” parecia ser a única resposta. Não é.
Há outra solução. Está na Bíblia, a mensagem de amor de Deus para você. Esta é sua chance de descobrir exatamente como você tem valor e como sua vida pode ser transformada. Continue lendo.

Onde Você Está Agora?

Provavelmente, você perguntou para você mesmo: “Como foi que cheguei a este ponto?” A resposta é… gradualmente. Todo mundo passa por períodos em suas vidas em que eles se sentem para baixo. Geralmente, a tristeza sai e a vida continua. Mas às vezes uma situação difícil, um relacionamento tenso ou algum problema leva à infelicidade que não vai embora.
Quando isso acontece, a vida pode se tornar uma luta diária com mal-estar, melancolia e vazio. No final, a depressão e a desesperança conseguem assumir o controle, criando um sentimento de descontentamento com a vida em geral.
A depressão tem muitas causas. Muitas vezes tem ligação com uma sensação de perda que pode ter como causa várias coisas — enfermidade, a morte de um amado, súbita perda de emprego, divórcio, e assim por diante. Uma doença crônica, ou deficiência permanente, pode roubar de você sua independência, fazendo você se sentir inútil, abandonado e irado. Perder, por meio de morte ou divórcio, alguém que você ama pode deixar um vazio imenso em sua vida.
A culpa é outro provocador de depressão. Talvez você esteja lutando para largar das drogas e álcool — ou algum outro hábito ou conduta, que faz você sentir vergonha. Um trauma na infância pode ter deixado você se sentindo estragado e indigno de felicidade. Talvez você simplesmente se sinta como um fracasso porque você não realizou tudo o que você queria na vida.
Qualquer que seja a causa, a depressão muitas vezes leva a uma sensação de desesperança. Você pode se sentir como se sua vida estivesse fora de controle. Você pode achar que acabar com sua vida é o único jeito de assumir controle. Não é.

O que Você Pode Fazer Agora?

Você pode continuar indo pelo caminho que você está indo, sabendo onde isso pode levar. Ou você pode dar para você uma chance real para uma vida melhor. O fato de que você está lendo este artigo mostra que você quer outra opção. Então, aqui está.
Existe só uma fonte real de esperança para uma vida que possui sentido, realização e alegria. Essa fonte é Jesus Cristo. Falando sobre Seus seguidores, Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham até a borda” (João 10:10). Por meio de um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, você pode experimentar amor, perdão, paz e alegria transbordantes em sua vida. Essa é uma promessa de Deus que está na Bíblia.
Deus promete que você nunca terá outro problema? Não. Mas ele realmente promete lhe dar o poder para enfrentar as tribulações da vida com confiança, sabendo que Ele fará com que todas as coisas trabalhem para o seu bem. Ele promete lhe livrar das aflições ou lhe dar a força para aguentá-las, de acordo com Seu plano para você… um plano que começa quando você entrega sua vida a Ele.
Ao aceitar Jesus Cristo como seu Salvador e escolher segui-Lo você coloca Jesus no trono de sua vida. Espiritualmente, você se torna uma nova pessoa porque o Espírito Santo vem viver dentro de você. Jesus descreveu essa experiência como “novo nascimento.” E, melhor de tudo, com sua nova vida em Cristo vem o direito de passar a eternidade na presença de Deus. Por que não pegar uma Bíblia agora mesmo e ler para você mesmo estas promessas maravilhosas?
Consulte esses versículos da Bíblia: João 1:12; 2 Coríntios 5:17; 2 Coríntios 2:12; 1 João 5:11-13.
Se você nunca fez a decisão de aceitar Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, você pode fazer isso agora mesmo e dar o primeiro passo para uma nova vida. Simplesmente faça esta oração e seja sério em seu coração:
Senhor Jesus, peço-te que entre na minha vida. Quero deixar de viver minha vida sob meu próprio controle. Vem agora e vive tua vida em mim. Limpa-me dos meus pecados. Eu te recebo como meu Senhor e Salvador. Viverei para ti todos os dias da minha vida. Amém.
Jesus disse: “Estou aqui! Estou na porta e bato. Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e comerei com ele e ele comigo” (Apocalipse 3:20). Se você acabou de fazer essa oração e pediu que Ele entrasse na sua vida, Ele entrou. E Ele promete ter amizade íntima com você.

Agora você precisa fazer algumas coisas.

Primeiro, comece lendo a Bíblia diariamente. Comece com o Evangelho de João no Novo Testamento. Ache uma versão moderna e fácil de ler, como a Nova Versão Internacional ou a Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
Em seguida, tente passar tempo em oração diária. Simplesmente converse com Deus como você conversaria com um bom amigo.
Finalmente, é importante que você ache uma igreja evangélica que acredita e ensina a Bíblia. Isso é vital para seu desenvolvimento como cristão.
Lembre-se disto: Deus não exige que você seja prefeito. Em vez disso, Ele deseja sua dedicação e disposição sincera para viver de acordo com Sua Palavra, a Bíblia.

E se Você Já é Cristão?

Cristãos também podem se sentir deprimidos e ter pensamentos de suicídio. Pode acontecer por todas as razões mencionadas acima. As tribulações da vida tocam todos, inclusive crentes.
Se a situação em que você está é algo que você não pode mudar, saiba que Deus pode intervir miraculosamente. Por mais que seja difícil fazer, continue orando pedindo o socorro de Deus. Não pare.
Deus realmente ouve nossas orações, mas Seu plano e nosso plano nem sempre são os mesmos. Confie nEle para responder de um jeito que será para seu melhor interesse. Isso inclui a possibilidade de que Ele lhe dará força e paz para aguentar sua tribulação em vez de livrar você dela. Algumas das maiores respostas de Deus a orações chegam na forma de paz e alegria no meio de grande dificuldade. Creia que Ele cuidará de você em todas as tempestades em sua vida.
Leia estes versículos da Bíblia e faça deles sua própria declaração de fé: Salmo 23; Salmo 28:7; Isaías 43:2; Romanos 8:28; Filipenses 4:13.
Peça que seu Pai celestial ajude você a viver no poder do Espírito Santo. A Bíblia está cheia de Suas promessas para amar, fortalecer, curar e guiar. Comece lendo a Palavra de Deus com um novo propósito — descobrir novos discernimentos do amor de Deus por você. Peça que o Espírito Santo guie sua jornada e revele verdades que você nunca viu antes. Aceite o fato do amor de Deus por você sem se apegar a seus sentimentos.
Leia estes versículos da Bíblia e receba-os como a mensagem de Deus para você: João 3:16; Romanos 5s:8; Isaías 40:31; Isaías 41:10; Lamentações 3:22-23
Esteja também preparado para reconhecer pecados que podem estar interferindo em seu relacionamento com seu Pai celestial. Peça que Deus sonde seu coração e aponte problemas específicos. Então, confesse e se arrependa de sua desobediência e receba o perdão de Deus.
Leia estes versículos da Bíblia para entender mais como lidar como pecado: 1 João 1:9; Salmo 139:23-24; Gálatas 5:16-25.

Faça Algo para Ajudar a Você Mesmo

Assistência profissional na forma de um conselheiro evangélico qualificado é uma das melhores maneiras de combater a depressão e pensamentos de suicídio. Peça por recomendações. Um bom conselheiro pode ajudar você a obter uma nova perspectiva de seus problemas. Faça um check-up médico. Às vezes a depressão pode ter como causa desequilibro químico ou outro fator biológico.
Procure um grupo de apoio (começando em sua igreja) que ministra para a área de dificuldade de sua vida. Interagir com outros que estão enfrentando desafios semelhantes em suas vidas ajudará você a se sentir menos isolado.
Force-se a fazer algo na próxima vez que você se sentir para baixo. A inatividade piora a depressão. Eis algumas coisas para tentar:
* Converse com alguém. Chame um amigo e fale sobre seus sentimentos.
* Faça uma caminhada. O exercício faz com que seu sangue e oxigênio circulem mais rápido, que faz você se sentir revigorado. Seu cérebro produz químicas chamadas endorfinas que combatem a depressão.
* Faça algo para ajudar outra pessoa. Quando você foca nas necessidades dos outros, suas próprias preocupações ficarão menos pesadas.
* Escute hinos. Escolha seus hinos favoritos e cante.


Fonte: http://juliosevero.blogspot.com.br/2017/12/o-que-biblia-diz-sobre-suicidio.html