Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe,
 foram aproximados mediante o sangue de Cristo.
Efésios 2:13-
Foto: Magno Freitas
“O meu mandamento é este: Que ameis uns aos outros, assim como eu vos amei". João 15:12

Para entendermos esta importante, séria e por nós reverenciada frase dita por Jesus Cristo, devemos no mínimo fazer a *exegese e *hermenêutica bíblica e argumentar as ideias do discurso, contextualizando-o, expondo-o,explicando-o, interpretando-o corretamente de acordo com o conjunto de todo o texto. Em João 15:12 Jesus diz: "o meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei", no caso Jesus, antes de dizer esta frase já tinha dito: "eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador....todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda".


Como se explicar, interpretar, expor este texto corretamente?O que é cortar o ramo?É lançar fora! Jesus usa o exemplo do ceifeiro, onde o joio será separado do trigo no dia do julgamento final e o joio é aquele que não dá fruto. Continua Jesus: "nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira.....vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim".Quem é a videira?É Jesus. E o que é permanecer na videira?É seguir seus mandamentos, os mandamentos do Pai e cumprir algumas regras.

"Nenhuma árvore pode dar fruto de si mesmo se não estiver na videira, isso é Jesus", qual o fruto que qualquer um que tente usar essa frase corretamente deve ter?Citarei somente alguns: ouvir e crer na palavra de Deus para se ter fé, crer em Jesus e confessá-lo diante dos homens como seu Senhor e Salvador para ser salvo (ele assim o confessará diante do Pai, pois está a sua direita agora), ser batizado nas águas, receber o ESPÍRITO SANTO, fazer seu ide, ganhar almas para seu reino,receber autoridade e poder dado do alto, sendo a luz do mundo e sal da terra....

Agora faça uma pergunta para você mesmo (eu já fiz para mim) e uma reflexão: será que nós usamos essa frase em nosso dia a dia no sentido correto?Ou a usamos para justificar nossas condutas, desejos pecaminosos, somente para satisfazer interesses próprios?

De uma coisa eu tenho certeza: não há maior ato de amor do que ensinar à verdade e sobre a verdade e conduzir os amados ao caminho que traz vida.

E quem é essa verdade?Que caminho é esse que traz essa vida?Deixo seu autor responder:

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai (DEUS) se não por mim". (Jesus Cristo- João 14:6)

Então é só se aproximar.

Da redação 

Portal Cristão News

Paulo César Cândido

HERMENÊUTICA: A palavra hermenêutica significa explicar, interpretar ou expor. Do grego ερμηνευειν − hermeneuein = INTERPRETAR. Nas Escrituras é usado em quatro versículos: João 1.42; 9.7; Hebreus 7.2 e Lucas 24.27. O termo Hermenêutica, portanto, descreve simplesmente a prática da interpretação.

n      EXEGESE: do Grego εξηγησιs − exégesis ek+egéomai, penso, interpreto, arranco para fora do texto. Não se trata de pôr algo no texto (eis-egesis) e sim de tirar o que já existe no texto (ex-egesis).