Pedido de oração: Cerca de 90% dos 56 milhões de habitantes de Mianmar são budistas. Em meio às reformas políticas que visam a implantação da democracia sobre o regime militar do país, grupos étnicos de maioria cristã continuam sendo alvo de perseguições e intolerância religiosa

A despeito dos elogios que Mianmar (antiga Birmânia) atraiu este ano para as suas reformas políticas recentes, grupos de minoria religiosa continuam sendo perseguidos. Um novo relatório mostra que o governo busca meios de assimilar o grupo étnico Chin, de maioria cristã, em uma identidade nacional budista. Como intercessor, apresente essa situação ao Senhor e peça para que Ele proteja os cristãos na Birmânia desta ação que está em curso, e que eles sejam capazes de permanecerem firmes em sua fé.


O documento revela mais de 40 incidentes de maus-tratos ou tortura, e 24 queixas oficiais de violações à liberdade religiosa e outros abusos dos direitos humanos. Estes incluem a intimidação e perseguição a pastores e outros obreiros cristãos, violência sexual, trabalho forçado, fechamento de igrejas e interrupção de reuniões de adoração. Ore para que o Senhor conforte as pessoas que foram vítimas desta perseguição, e peça para que o Espírito Santo possa lhes capacitar a perdoar e amar seus perseguidores.

Não deixe de orar também pelos estudantes cristãos na Birmânia, os quais estão, particularmente, em grande risco. Quem frequenta as escolas do governo precisa suportar coerções oficiais recorrentes, a pressão é para que se convertam ao budismo. O ensino das escolas tenta atrair as crianças Chin, que vêm de famílias muito pobres, com alimentação gratuita, educação e a garantia de empregos públicos quando se formarem. 

Crianças são impedidas de praticar sua fé cristã e, além disso, são obrigadas a raspar a cabeça e usar vestes típicas de monges budistas. Por se recusarem a recitar escrituras budistas, podem ser espancadas; a ameaça de alistamento militar é usada para forçá-las a cumprir as ordens religiosas impostas. Ore pelos meninos e meninas cristãos na Birmânia, para que o Senhor seja um escudo em torno delas, para que elas cresçam em conhecimento e fé no Evangelho de Jesus.

O relatório divulgado ajudou a lançar luz sobre a perseguição no país. Outros grupos étnicos, principalmente cristãos, são bastante prejudicados, como os Kachin, que têm sofrido terrivelmente por conta de uma ofensiva militar instalada em seu território. Interceda para que a garantia de liberdade religiosa aos cristãos seja uma prioridade para o governo birmanês durante a reforma.

Fonte: Barnabas Aid
TraduçãoAna Luíza Vastag

Fonte: Portas Abertas