Translate

O que procura?

Adwords 1

Últimas Notícias

sábado, 24 de setembro de 2011

Importa obedecer ao Papa, Gamaliel ou a Deus?

Às vezes, para quem não tem discernimento, passa despercebida certas situações, não que eu seja o "rei dos discernimentos", porém essa questão que acabamos de ver no Gospel Mais, jamais deve passar despercebida sem uma análise crítica.

Acabamos de ver no referido site a notícia: "Papa Bento XVI critica igrejas pentecostais e convida evangélicos a trabalharem juntos com os católicos". A primeira vista não entendemos, porém ao analisar melhor à notícia sobre o crescimento das igrejas pentecostais no mundo onde  " o Papa afirmou que este fenômeno mundial de mudança traz um cristianismo com pouca densidade institucional, pouca bagagem racional e pouca estabilidade e que é necessário questionar se esse crescimento é benéfico", perguntamos:


Caro "irmão Papa", o que é, diante de seus olhos o fenômeno Pentecostal e qual a diferença do seu pensamento para o pensamento dos saduceus, fariseus, doutores da lei e sacerdotes da época dos primeiros apóstolos e discípulos batizados em Pentecoste?

Ora, o fenômeno Pentecoste era esperado e quem o ordenou a não ser Jesus?Não quero aqui tratar de doutrina e lhe explicar o pentecostalismo, porém se o senhor ler a palavra, a Bíblia Sagrada e perceber que o Pentecoste era o cumprimento da profecia bíblica, jamais diria tal aberração.O Pentecoste foi um fenômeno, é um fenômeno e sempre será um fenômeno como a volta de Jesus será um fenômeno e o cumprimento de seu reino na terra mais ainda!

Qual a bagagem racional que o senhor busca para explicar tal fenômeno?Que racionalidade é essa?Será uma racionalidade institucionalizada?Ou será a mesma da qual eu irei relatar e que os fariseus e os sacerdotes buscavam?Ora, após se cumprir as profecias e ordenanças de Jesus (Atos 2:17-21),  (Atos 1:8-9)  os discípulos cheio deste poder do Espírito Santo e já sendo sua testemunha desde aquela época, capacitados, passaram a pregar nas cercanias e até os confins da terra.E é daqui que parte a minha pergunta ao "santo papa" e resposta  (na palavra) se esse fenômeno de crescimento dos Pentecostais no mundo é benéfico e racional.

Diz a palavra que Pedro e João ao subir ao tempo, lá havia um coxo pedindo esmolas e eles vendo o coxo disseram: 

Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. (Atos 3:6)

E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. (Atos 3:8)

Ora, vendo tal povo esse grande fenômeno, após o fenômeno Pentecostes onde três mil foram batizados e chamados de bêbados, todo o povo viu o coxo louvar a Deus, e todos sabiam que era o coxo, pois o viam diariamente à porta do templo chamada formosa, e tal fenômeno os deixou espantados e assombrados (favor leia todo Atos 3 e vejam o que é fenômeno, espanto e assombro) onde o "Pentecostal Pedro" disse:

Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? (Atos 3:12)

E pregando a favor de Jesus, exortou o povo dizendo que Jesus era a Glória do Deus de Abraão, Isac e Jacó, que eles o tinham entregue a Pilatos,que eles negaram a Jesus, que tentaram o matar, mas ele ressuscitou e eles naquela hora, depois de tudo o que relatei e está relatado em todo o livro de Atos, eram a verdadeira testemunha e clamavam o povo ao arrependimento, foi quando OS SACERDOTES PAPAIS DA ÉPOCA e os saduceus ficaram PERTURBADOS (pois os apóstolos Pentecostais estavam ensinando ao povo sobre Jesus, a palavra, as profecias e estavam cumprindo tudo) e agiram da seguinte forma:

Agarraram Pedro e João e, como já estava anoitecendo, os colocaram na prisão até o dia seguinte. (Atos 4:3)

Mesmo presos, muitos creram e cinco mil se converteram ( e não havia quem pudesse parar tal fenômeno Pentecostal, já sabem onde eu vou chegar não é?) porém:

No dia seguinte, as autoridades, os líderes religiosos e os mestres da lei reuniram-se em Jerusalém. (Atos 4:5) e disseram: com que autoridade fazem tudo isso?Eles diziam mais ou menos assim: com que densidade institucional e bagagem racional e estabilidade vocês fazem isso?Pois vocês tem crescido e esse crescimento para nós é maléfico!

Então Pedro cheio do Espírito Santo Pentecostal disse:

Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado,saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.Este Jesus é a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos".  (Atos 4:9-12)

Diante de tal fato, viram eles que nada podiam fazer e testemunharam que por sua coragem, a de Pedro e João e sabendo que eram homens Pentecostais comuns sem instrução (hááááá quantos Pentecostais são loucos diante dos homens 1Cr 1:25) ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus e vendo eles o HOMEM CURADO nada podiam fazer contra eles, pois O HOMEM ESTAVA CURADO E NÃO HÁ ARGUMENTOS DIANTE DOS FATOS, se perguntaram:

"Que faremos com esses homens? Todos os que moram em Jerusalém sabem que eles realizaram um milagre notório que não podemos negar. Atos 4:16

Todavia eles tentaram  fazer o que era impossível, eles tentaram impedir e argumentar o que era impossível, sua institucionalização eclesíastica e suas doutrinas, dogmas e bagagens humanas racionais e estável diante de seus próprios olhos tentaram adverti-los a respeito do que era impossível, isso é:

Adverti-los de que não falem mais com ninguém sobre esse nome (JESUS).Ordenaram-lhes que não falassem nem ensinassem em nome de Jesus. (Atos 4:17-18)

Ao que Pedro e João responderam:

"Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus.Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos".( Atos 4:19-20)

Diz a palavra que eles não levaram uma suura, mas foram ameaçados, não apanharam, pois já era tarde demais: pois todo o povo já estava louvando a Deus pelo que estava a acontecer naquelas cercanias e como o poder e a palavra de Jesus já tinha tocado muitas vidas!

João e Pedro foram soltos e se voltando para os apóstolos, e discípulos clamaram a Deus como eu um reles pentecostal agora clamo:

"Ó Soberano, tu fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão?Os reis da terra se levantam, e os governantes se reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido’. (Atos 4:24-26)

E clamando ao Deus do céu e da terra pediram o que se faz até nos dias de hoje no meio do povo pentecostal e se renovou suas promessas na vida deles, pois disseram:

Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus".Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. (Atos 4:29-31)

E passaram a anunciar poderosamente e por meio deles e sinais e maravilhas eram feitas,  "loucura diante dos homens aconteciam", tal fato é confirmado na morte de Ananias e Safira, a palavra de Jesus crescia mais e mais e muitos mais eram convertidos, e até a sombra de Pedro curava os enfermos:

De modo que o povo também levava os doentes às ruas e os colocava em camas e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns, enquanto ele passava.(Atos 5:15)

Afluíam também multidões das cidades próximas a Jerusalém, trazendo seus doentes e os que eram atormentados por espíritos imundos; e todos eram curados. (Atos 5:16)

Porém aquele espírito maligno de perseguição não tinha e jamais seria disperso, ele sempre existiu e questionando tamanho poder, a palavra diz que o sumo sacerdote e os seus companheiros, membros do partido dos saduceus ficaram cheios de inveja e consumando o ato, mandaram prender os apóstolos e colocá-lo numa prisão pública, porém nem pedras  nem paus seguravam aqueles homens e os anjos do senhor vieram sobre a vida deles e os soltaram da prisão e a voz do anjo de Deus disse:

"Dirijam-se ao templo e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida". (Atos 5:20)

Estava claro: a palavra era para ser pregada doa a quem doer, doa ao sacerdote, doa ao papa a palavra tem que ser pregada!

Eles os prenderam novamente e mais uma vez disseram e os apóstolos repetiram:

"Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem". Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! (Atos 5:28-29)

Pedro e os discípulos cheio do Espírito Santo que os capacita e capacitou disseram: O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, suspendendo-o num madeiro.Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem".Ouvindo isso, eles ficaram furiosos e queriam matá-los. (Atos 5:30-33) 

Porém, mais sábio do que o "santo papa" e do qual também sugerimos ao "santo papa" observar, conhecer, ler e meditar nesse homem, surge na história um sábio e coerente chamado Gamaliel.

Suas palavras soam neste artigo como um fenômeno, seu argumento é institucional pois Gamaliel era um conhecido e respeitado fariseu e educador do apóstolo Paulo e sua bagagem era racional e estável. Veja o que disse Gamaliel:


"Israelitas, considerem cuidadosamente o que pretendem fazer a esses homens.Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada.Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que liderou um grupo em rebelião. Ele também foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos.
Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará;se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus". (Atos 5:35-39) 

Então?Depois desta abordagem devemos obedecer a quem?Ao papa?Ou o Papa deve obedecer a Gamaliel?Para nós Pentecostais nem obedecemos a um nem ao outro, mas só a Deus que nos chamou, nos capacitou e ao Espírito Santo que nos dá poder para ter força e continuar ganhando almas, assim como a Jesus que disse: IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA, QUEM CRER SERÁ SALVO E QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO.

Por favor "santo papa", nos deixe em paz, não lute contra Deus!


Da redação Portal Cristão News

Paulo César Cândido

Com informações do Gospel Mais

Nenhum comentário: