A Páscoa é uma das festividades mais importantes do calendário cristão. Para nós, ela representa a ressurreição de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que sacrificou sua vida para redimir os pecados da humanidade. No entanto, ao longo dos anos, a essência dessa celebração sagrada tem sido obscurecida por símbolos seculares, como coelhos e ovos de chocolate.


É fundamental compreender que, embora os coelhinhos e os ovos de chocolate tragam alegria e diversão, eles não são o cerne da Páscoa. A verdadeira essência dessa celebração reside na ressurreição de Jesus Cristo e na mensagem de esperança e redenção que ela traz consigo.

A Origem da Páscoa Cristã

A Páscoa cristã tem suas raízes na tradição judaica, especificamente na celebração da Páscoa judaica, que comemora a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito. No entanto, para os cristãos, a Páscoa adquiriu um significado ainda mais profundo com a ressurreição de Jesus Cristo.

De acordo com os relatos bíblicos, Jesus foi crucificado e sepultado, mas ressuscitou três dias depois, vencendo a morte e oferecendo a salvação a todos que creem nele. Essa ressurreição é o cerne da fé cristã e é celebrada com alegria e reverência durante a temporada da Páscoa.

O Verdadeiro Cordeiro Pascal

Em muitas tradições cristãs, Jesus é frequentemente referido como o "Cordeiro de Deus". Essa designação remete à prática judaica do sacrifício de cordeiros durante a Páscoa, conforme prescrito na Lei de Moisés. No entanto, com a vinda de Jesus, Ele é reconhecido como o verdadeiro Cordeiro Pascal, cujo sacrifício redentor oferece perdão e reconciliação a todos que creem nele.

O Significado Espiritual da Páscoa

A Páscoa não é apenas uma celebração histórica, mas também uma experiência espiritual para nós cristãos. Ela é um lembrete do amor incondicional de Deus pela humanidade e da vitória de Jesus sobre o pecado e a morte. Por meio de sua ressurreição, Jesus oferece a promessa da vida eterna e a esperança de um futuro redimido.

Reconectando com a Verdadeira Páscoa

Em meio às festividades e tradições modernas da Páscoa, é importante lembrar-se da sua verdadeira significância espiritual. Isso não significa abandonar os costumes populares, como pintar ovos ou presentear coelhinhos de pelúcia, mas sim colocar essas práticas em contexto e priorizar a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

Uma maneira de reconectar com a verdadeira Páscoa é participar das atividades da igreja durante a Semana Santa, que culmina no Domingo de Páscoa. Isso pode incluir serviços religiosos, contemplações espirituais e momentos de reflexão sobre o sacrifício e a vitória de Jesus.

Em última análise, a Páscoa é uma oportunidade para renovar nossa fé, fortalecer nosso relacionamento com Deus e compartilhar o amor e a esperança de Cristo com os outros. Ao fazermos isso, podemos verdadeiramente experimentar a plenitude e a alegria da verdadeira Páscoa, muito além dos coelhinhos e dos ovos de chocolate. 


Da Redação

Portal Cristão News

Pr. Paulo César Cândido