![]() |
E disse Satanás a Jesus: “Tudo isto te darei (os reinos do mundo e a glória dele) se, prostrado, me adorares.” (Mateus 4:9) |
No livro de Gênesis, capítulo 18, há uma passagem muito interessante que é a base da chamada deste artigo, na qual Deus promete um filho a Abraão. Não vou nem me atentar às circunstâncias e condições em que o patriarca e sua esposa receberam essa promessa, pois tanto ele quanto sua mulher, Sara, segundo os padrões humanos, eram impossibilitados de ter um filho. Abraão tinha quase 99 anos de idade, e Sara, 89, além de ser estéril. Porém, como o próprio Senhor diz no versículo 14 do mesmo capítulo: “Existe alguma coisa impossível para o Senhor?”
Existe alguma coisa impossível para Deus? Não! Diz o Senhor. Então, mesmo diante de toda a impossibilidade humana, Isaque nasceu! Porém, antes do nascimento de Isaque, houve um evento que gerou, e ainda gera até os dias de hoje, muitos conflitos, mortes, pecado, aflições, perseguições e também bênçãos do Senhor, pois o Senhor abençoou Ismael e sua descendência.
Estou falando do pecado de Sara, mulher de Abraão, que, no capítulo 16 de Gênesis, pela impossibilidade de ter filhos, deu sua escrava Agar, a egípcia, como esposa — uma segunda mulher — para Abraão, permitindo que ele tivesse relações com Agar, que então gerou um filho chamado Ismael.
Tal fato ocorreu porque Sara, sendo estéril e pensando que o Senhor a tinha impedido de gerar filhos, não confiou na promessa que Deus havia feito a seu esposo, no capítulo 15, versículo 14, onde o Senhor disse: “Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.”
Sara pecou, no mínimo, em um quesito fundamental para todo servo de Deus, e esse pecado foi um dos maiores cometidos pelo povo de Deus no Antigo Testamento e que ainda ocorre nos dias de hoje: não esperar pacientemente pelas promessas do Senhor.
Saul não esperou pelas promessas do Senhor e perdeu seu reinado (1 Samuel 13:8-15); o povo de Deus não esperou Moisés descer do monte, onde ele estava há quase 40 dias, e, ao fazerem um bezerro de ouro, pecaram contra o Senhor, resultando na morte de quase três mil pessoas (Êxodo 32).
Sara também não esperou o Senhor, conforme relatado acima.
Considero que realmente é um fardo muito grande esperar no Senhor. Porém, para ser um verdadeiro servo de Deus, é necessário cumprir — mesmo diante de muitas circunstâncias difíceis e negativas — as ordenanças que nos fazem herdar as promessas, tais como: o amor a Deus em primeiro lugar, a rejeição à adoração de outros deuses, a obediência aos mandamentos, a submissão (o oposto da rebeldia), a fé, o amor ao próximo, a fidelidade, e esperar no Senhor.
Esperar no Senhor é um dom exercido por meio da fé, que opera a paciência e nos aperfeiçoa no Senhor. Esperar no Senhor é caminhar rumo ao deserto, confiando na promessa de uma terra que emana leite e mel, sem desejar os manjares do Egito.
Tenho visto muitos filhos de Deus errando por não conhecerem essa "santa questão da espera no Senhor". Tenho visto muitos se desviando do evangelho porque esperam as coisas que o mundo promete — ao contrário do que Paulo afirma em Filipenses 3:13-14 —, acreditando que a prosperidade, a riqueza, o bom casamento e os filhos, sem a devida bênção do Senhor, são promessas de Deus. Assim, muitos estão emaranhados no pecado da ilusão, pensando viver a verdadeira bênção do Senhor, mas, na realidade, vivendo sob maldição.
O próprio Satanás prometeu a Jesus suas "bênçãos" disfarçadas:
"E disse Satanás a Jesus: 'Tudo isto te darei (os reinos do mundo e a glória deles), se, prostrado, me adorares.'” (Mateus 4:9).
Porém, Jesus, que estava vigiando, orando e jejuando há 40 dias, respondeu:
"Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." (Mateus 4:10).
Ora, se Satanás teve a desfaçatez de tentar o próprio Jesus, quanto mais nós! Ele continua tentando e fazendo desviar muitos do caminho.
Não quero me colocar acima de nenhum irmão. Como pastor de ovelhas, venho testemunhar que, há 13 anos, espero pelas bênçãos do Senhor em minha vida. Já recebi dezenas de convites para "voltar ao lamaçal do pecado", "comer dos manjares dos egípcios", "aceitar as bênçãos de Satanás disfarçadas de bênçãos do Senhor" etc., mas conclamo a todos os irmãos e filhos a agirem conforme as Santas Escrituras, que nos dizem:
"Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra. Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor." (Salmos 27:13-14)
"O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento." (2 Pedro 3:9)
"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." (Provérbios 3:5-6)
"Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor." (Salmos 27:14)
"Sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria." (Colossenses 1:11)
Ainda há tempo: arrependa-se de seus pecados, retroceda, volte-se ao Senhor, converta-se e espere Nele!
Ele tem as melhores bênçãos para a sua vida, pois "a bênção do Senhor é que enriquece e não traz consigo dores" (Provérbios 10:22).
Com amor,
Pr. Paulo César Cândido
0 Comments