Entidade realizará diversas ações que visam ao despertamento da sociedade brasileira contra esta realidade social.


Associação Nacional de Juristas Evangélicos – ANAJURE – está lançando uma Campanha Nacional contra a Erotização e Abuso Sexual Infanto-Juvenil, por ocasião da Semana Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece de 13 a 18 de maio no Brasil, data definida pela Lei Federal 9.907/00. Entre as ações estão previstos: a emissão de Carta Aberta contra a Erotização Infantil; publicações em texto e vídeo no site da entidade que esclarecem a sociedade sobre como evitar o abuso sexual infanto-juvenil; a investigação e denúncia de casos concretos recebidos a órgãos do Poder Público; e curso online em que haverá orientações práticas para identificar e encaminhar situações suspeitas envolvendo crianças e adolescentes.

As ações serão coordenadas pelo diretor honorário da ANAJURE e procurador regional da República, Dr. Guilherme Schelb, que há mais de 20 anos investiga e estuda casos relacionados a abuso sexual infanto-juvenil, assim como também ministra palestras em escolas e instituições em geral sobre prevenção da violência e abusos contra crianças e adolescentes.

O objetivo dessas ações da nossa Campanha Nacional contra a Erotização e Abuso sexual infanto-juvenil é alertar a sociedade e mais especificamente a igreja evangélica brasileira sobre esta triste realidade. Não só alertar, como também informar e ajudar a pais, estudantes, e líderes em geral, a enfrentarem essas situações no contexto da família, da escola, do trabalho e da igreja. Nossa luta é árdua porque sabemos que, por exemplo, a erotização infantil é uma das bandeiras do movimento LGBT brasileiro, assim como o é a pedofilia, que eles chamam disfarçadamente de ‘redução da idade do consentimento sexual’. Estamos atentos a tudo isso e combatendo o bom combate em todo o país, com a nossa rede de juristas”, afirmou o Dr. Uziel Santana, presidente do Conselho Diretivo Nacional da ANAJURE.

Para ajudar a orientar a população sobre este grave problema social, a ANAJURE promoverá um curso on-line de orientação de prevenção a situações de abuso e violência. O curso on-line sobre a prevenção da violência e abuso sexual infanto-juvenil terá uma carga horária de 30 horas-aulas e estará disponível no site da ANAJURE a um custo simbólico, sendo destinado a pais, líderes cristãos, estudantes e interessados em geral. Serão disponibilizados certificados aos participantes.

O curso online ensinará como identificar crianças vítimas de abuso sexual e terá ainda tópicos sobre criminalidade infantil, direitos e deveres da criança e adolescente, além dos direitos e deveres dos próprios pais e responsáveis frente ao Estado e no que concerne à educação familiar. “Neste contexto em que se tenta relativizar o pátrio poder e se aprovar leis intimidatórias da boa educação, como é o caso da Lei da Palmada, é imprescindível que os pais sejam informados dos seus direitos e deveres com relação à criação e educação dos seus filhos”, alertou o Dr. Uziel.

Os conhecimentos serão ministrados por meio de análise de situações reais, e ainda serão fornecidas informações sobre armas, drogas e explosivos. O Dr. Guilherme Schelb atuou como Promotor de Justiça e da Infância em Brasília e ainda coordenou diversas investigações criminais de repercussão internacional, como operação Anaconda, operação Vampiro, e Guerrilha do Araguaia. Atualmente preside o Programa Proteger, atuando na prevenção da violência e no combate à criminalidade infanto-juvenil.

É́ muito importante ter em mente que estas orientações se destinam à̀ prevenção da violência, ou seja, o maior objetivo é impedir que os abusos sexuais em crianças e adolescentes ocorram”, diz o Dr. Schelb.

O especialista ainda explica que músicas com letras erotizadas, tão comuns em rádios brasileiras e de fácil acesso na internet, podem estimular a sexualidade precoce das crianças. “Do mesmo modo em que observam nos vídeos e repetem danças e gestos, a música pornográfica provoca uma erotização precoce e abusiva de crianças e adolescentes, que inclusive passam a cantar espontaneamente”, afirma o Procurador da República.
Dr. Schelb alerta ainda para o fato de que movimentos como o LGBT defendem a autonomia da vontade para as crianças praticarem atos libidinosos, mesmo se sabendo que elas não tem o devido discernimento dessa situação. “Os pedófilos também defendem esta autonomia de vontade para poderem se relacionar sexualmente com menores”, esclarece, e finaliza: “isso é um abuso contra a infância no Brasil”.

Eventos Esportivos
Com a proximidade da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas, que terão o Brasil como país-sede, cresce a preocupação sobre o aumento na procura da exploração sexual ou prostituição com a vinda de milhares de turistas de todo o mundo.

Para o Dr. Schelb, a perspectiva para os eventos da Copa e Olimpíadas não é favorável, pois a própria mídia, a quem é concedido o poder de veiculação, constantemente induz a criança e o adolescente a se sexualizar, inclusive do ponto de vista do homossexualismo, favorecendo o turismo pedófilo.

A Organização Internacional do Turismo (OIT), citada pelo Observatório Mídia e Política da Universidade de Brasília, listou algumas razões que favorecem a atuação de aliciadores no Brasil. Entre os fatores estão: o baixo custo operacional; a existência de uma boa rede de comunicações; a facilidade de acesso a bancos, casas de câmbio, portos e aeroportos; a facilidade de ingresso em vários países sem necessidade de visto consular; além da tradição hospitaleira da população em relação aos turistas e a miscigenação racial, fator que atrai os clientes europeus da prostituição.

Com todos esses fatores que favorecem os turistas que vêm atrás de serviços sexuais, o Brasil passou para o primeiro lugar no ranking mundial em destino de turismo sexual com crianças em todo o mundo, à frente da Tailândia, que liderava esse triste ranking.

A luta pela dignidade e vida das crianças e adolescentes é uma das frentes de atuação da ANAJURE, por isso mesmo, o lançamento desta Campanha Nacional contra a Erotização e Abuso sexual infanto-juvenil é uma decorrência dos trabalhos da entidade e que certamente será fortalecida à medida que se aproximam os dois eventos esportivos de alcance mundial. Neste sentido, o Dr. Uziel Santana enfatizou que “A ANAJURE não medirá esforços em, junto com outras instituições e o próprio Poder Público, combater o turismo sexual e a prostituição infantil e juvenil, especialmente, neste contexto de Copa do Mundo e Olimpíadas. Estamos também atentos aos lobbies que começam a se formar no subterrâneo do poder para legalizar a corrupção de menores e todas as formas de prostituição. Certamente, a sociedade gritará em alto e bom som contra isso e a ANAJURE lutará no mesmo sentido”, pontua.

Não podemos aceitar que crianças de 10, 12 anos iniciem sua vida sexual, por vezes induzida na própria família, ou na escola e em comunidades carentes. Não podemos aceitar isso como manifestação da liberdade. Essas crianças são escravas de uma política pública federal que de um lado combate, mas por outro estimula a erotização da infância. A ANAJURE nesse sentido atuará como um instrumento de defesa da vida e da infância”, completa o Dr. Guilherme Schelb.

Sobre a ANAJURE
A Associação Nacional dos Juristas Evangélicos - ANAJURE foi fundada com a missão de constituir-se uma entidade de promoção e defesa das liberdades civis fundamentais – em especial a liberdade religiosa e de expressão. Empenhada na defesa dos deveres e direitos humanos fundamentais, em especial o princípio da dignidade da pessoa humana, sua atuação está pautada nos pilares do Cristianismo e do Estado Democrático de Direito.
Em seu corpo diretivo constam nomes do mais alto gabarito da cena jurídica nacional. Cada região brasileira está representada por meio de juristas, procuradores, juízes e desembargadores, entre outros, que integram o Conselho Diretivo e Consultivo da associação.
Com domicílio na cidade de Campina Grande, Paraíba, possui seu escritório de representação em Brasília – DF. 

Mais informações: 
Jussara Teixeira – Assessora de Imprensa – (11) 9 5256-6182 / imprensa@anajure.com.br
Angélica Brito – International Press Officer / press.officer@anajure.org.br – (83) 8758-4988
Wanda Galvão – Secretária Administrativa – (83) 8899-3771 / secretaria@anajure.org.br
Curta a fanpage da ANAJURE e acompanhe o desenvolvimento dos trabalhos
Siga ANAJURE no Twitter: @anajure_oficial

Fonte: ANAJURE