Às vezes, para quem não tem discernimento, passa despercebida certas situações, não que eu seja o "rei dos discernimentos", porém essa questão que acabamos de ver no Gospel Mais, jamais deve passar despercebida sem uma análise crítica.

Acabamos de ver no referido site a notícia: "Papa Bento XVI critica igrejas pentecostais e convida evangélicos a trabalharem juntos com os católicos". A primeira vista não entendemos, porém ao analisar melhor à notícia sobre o crescimento das igrejas pentecostais no mundo onde  " o Papa afirmou que este fenômeno mundial de mudança traz um cristianismo com pouca densidade institucional, pouca bagagem racional e pouca estabilidade e que é necessário questionar se esse crescimento é benéfico", perguntamos:


Caro "irmão Papa", o que é, diante de seus olhos o fenômeno Pentecostal e qual a diferença do seu pensamento para o pensamento dos saduceus, fariseus, doutores da lei e sacerdotes da época dos primeiros apóstolos e discípulos batizados em Pentecoste?

Ora, o fenômeno Pentecoste era esperado e quem o ordenou a não ser Jesus?Não quero aqui tratar de doutrina e lhe explicar o pentecostalismo, porém se o senhor ler a palavra, a Bíblia Sagrada e perceber que o Pentecoste era o cumprimento da profecia bíblica, jamais diria tal aberração.O Pentecoste foi um fenômeno, é um fenômeno e sempre será um fenômeno como a volta de Jesus será um fenômeno e o cumprimento de seu reino na terra mais ainda!

Qual a bagagem racional que o senhor busca para explicar tal fenômeno?Que racionalidade é essa?Será uma racionalidade institucionalizada?Ou será a mesma da qual eu irei relatar e que os fariseus e os sacerdotes buscavam?Ora, após se cumprir as profecias e ordenanças de Jesus (Atos 2:17-21),  (Atos 1:8-9)  os discípulos cheio deste poder do Espírito Santo e já sendo sua testemunha desde aquela época, capacitados, passaram a pregar nas cercanias e até os confins da terra.E é daqui que parte a minha pergunta ao "santo papa" e resposta  (na palavra) se esse fenômeno de crescimento dos Pentecostais no mundo é benéfico e racional.

Diz a palavra que Pedro e João ao subir ao tempo, lá havia um coxo pedindo esmolas e eles vendo o coxo disseram: 

Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. (Atos 3:6)

E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. (Atos 3:8)

Ora, vendo tal povo esse grande fenômeno, após o fenômeno Pentecostes onde três mil foram batizados e chamados de bêbados, todo o povo viu o coxo louvar a Deus, e todos sabiam que era o coxo, pois o viam diariamente à porta do templo chamada formosa, e tal fenômeno os deixou espantados e assombrados (favor leia todo Atos 3 e vejam o que é fenômeno, espanto e assombro) onde o "Pentecostal Pedro" disse:

Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem? (Atos 3:12)

E pregando a favor de Jesus, exortou o povo dizendo que Jesus era a Glória do Deus de Abraão, Isac e Jacó, que eles o tinham entregue a Pilatos,que eles negaram a Jesus, que tentaram o matar, mas ele ressuscitou e eles naquela hora, depois de tudo o que relatei e está relatado em todo o livro de Atos, eram a verdadeira testemunha e clamavam o povo ao arrependimento, foi quando OS SACERDOTES PAPAIS DA ÉPOCA e os saduceus ficaram PERTURBADOS (pois os apóstolos Pentecostais estavam ensinando ao povo sobre Jesus, a palavra, as profecias e estavam cumprindo tudo) e agiram da seguinte forma:

Agarraram Pedro e João e, como já estava anoitecendo, os colocaram na prisão até o dia seguinte. (Atos 4:3)

Mesmo presos, muitos creram e cinco mil se converteram ( e não havia quem pudesse parar tal fenômeno Pentecostal, já sabem onde eu vou chegar não é?) porém:

No dia seguinte, as autoridades, os líderes religiosos e os mestres da lei reuniram-se em Jerusalém. (Atos 4:5) e disseram: com que autoridade fazem tudo isso?Eles diziam mais ou menos assim: com que densidade institucional e bagagem racional e estabilidade vocês fazem isso?Pois vocês tem crescido e esse crescimento para nós é maléfico!

Então Pedro cheio do Espírito Santo Pentecostal disse:

Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado,saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.Este Jesus é a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos".  (Atos 4:9-12)

Diante de tal fato, viram eles que nada podiam fazer e testemunharam que por sua coragem, a de Pedro e João e sabendo que eram homens Pentecostais comuns sem instrução (hááááá quantos Pentecostais são loucos diante dos homens 1Cr 1:25) ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus e vendo eles o HOMEM CURADO nada podiam fazer contra eles, pois O HOMEM ESTAVA CURADO E NÃO HÁ ARGUMENTOS DIANTE DOS FATOS, se perguntaram:

"Que faremos com esses homens? Todos os que moram em Jerusalém sabem que eles realizaram um milagre notório que não podemos negar. Atos 4:16

Todavia eles tentaram  fazer o que era impossível, eles tentaram impedir e argumentar o que era impossível, sua institucionalização eclesíastica e suas doutrinas, dogmas e bagagens humanas racionais e estável diante de seus próprios olhos tentaram adverti-los a respeito do que era impossível, isso é:

Adverti-los de que não falem mais com ninguém sobre esse nome (JESUS).Ordenaram-lhes que não falassem nem ensinassem em nome de Jesus. (Atos 4:17-18)

Ao que Pedro e João responderam:

"Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus.Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos".( Atos 4:19-20)

Diz a palavra que eles não levaram uma suura, mas foram ameaçados, não apanharam, pois já era tarde demais: pois todo o povo já estava louvando a Deus pelo que estava a acontecer naquelas cercanias e como o poder e a palavra de Jesus já tinha tocado muitas vidas!

João e Pedro foram soltos e se voltando para os apóstolos, e discípulos clamaram a Deus como eu um reles pentecostal agora clamo:

"Ó Soberano, tu fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão?Os reis da terra se levantam, e os governantes se reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido’. (Atos 4:24-26)

E clamando ao Deus do céu e da terra pediram o que se faz até nos dias de hoje no meio do povo pentecostal e se renovou suas promessas na vida deles, pois disseram:

Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus".Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. (Atos 4:29-31)

E passaram a anunciar poderosamente e por meio deles e sinais e maravilhas eram feitas,  "loucura diante dos homens aconteciam", tal fato é confirmado na morte de Ananias e Safira, a palavra de Jesus crescia mais e mais e muitos mais eram convertidos, e até a sombra de Pedro curava os enfermos:

De modo que o povo também levava os doentes às ruas e os colocava em camas e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns, enquanto ele passava.(Atos 5:15)

Afluíam também multidões das cidades próximas a Jerusalém, trazendo seus doentes e os que eram atormentados por espíritos imundos; e todos eram curados. (Atos 5:16)

Porém aquele espírito maligno de perseguição não tinha e jamais seria disperso, ele sempre existiu e questionando tamanho poder, a palavra diz que o sumo sacerdote e os seus companheiros, membros do partido dos saduceus ficaram cheios de inveja e consumando o ato, mandaram prender os apóstolos e colocá-lo numa prisão pública, porém nem pedras  nem paus seguravam aqueles homens e os anjos do senhor vieram sobre a vida deles e os soltaram da prisão e a voz do anjo de Deus disse:

"Dirijam-se ao templo e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida". (Atos 5:20)

Estava claro: a palavra era para ser pregada doa a quem doer, doa ao sacerdote, doa ao papa a palavra tem que ser pregada!

Eles os prenderam novamente e mais uma vez disseram e os apóstolos repetiram:

"Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem". Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! (Atos 5:28-29)

Pedro e os discípulos cheio do Espírito Santo que os capacita e capacitou disseram: O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, suspendendo-o num madeiro.Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem".Ouvindo isso, eles ficaram furiosos e queriam matá-los. (Atos 5:30-33) 

Porém, mais sábio do que o "santo papa" e do qual também sugerimos ao "santo papa" observar, conhecer, ler e meditar nesse homem, surge na história um sábio e coerente chamado Gamaliel.

Suas palavras soam neste artigo como um fenômeno, seu argumento é institucional pois Gamaliel era um conhecido e respeitado fariseu e educador do apóstolo Paulo e sua bagagem era racional e estável. Veja o que disse Gamaliel:


"Israelitas, considerem cuidadosamente o que pretendem fazer a esses homens.Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada.Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que liderou um grupo em rebelião. Ele também foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos.
Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará;se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus". (Atos 5:35-39) 

Então?Depois desta abordagem devemos obedecer a quem?Ao papa?Ou o Papa deve obedecer a Gamaliel?Para nós Pentecostais nem obedecemos a um nem ao outro, mas só a Deus que nos chamou, nos capacitou e ao Espírito Santo que nos dá poder para ter força e continuar ganhando almas, assim como a Jesus que disse: IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA, QUEM CRER SERÁ SALVO E QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO.

Por favor "santo papa", nos deixe em paz, não lute contra Deus!


Da redação Portal Cristão News

Paulo César Cândido

Com informações do Gospel Mais